COORDENAÇÃO
Bem-vindos ao Laboratório de Ictiologia Tropical (LIT), localizado no Câmpus de Sinop na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O LIT foi idealizado com a minha chegada na UFMT Câmpus Sinop em 2008. Desde o princípio as investigações focam na ecologia e biologia de peixes, em habitats aquáticos dulcícolas no Sul da Amazônia. Nossa pesquisa é fortemente orientada para o campo, com estudos realizados nas bacias do Rio Teles Pires, Xingu e Juruena e, eventualmente nas cabeceiras do Rio Paraguai na região de Nobres. Nossa pesquisa de campo é realizada principalmente em ecossistemas fluviais (riachos e rios) e adota abordagens descritivas, comparativas e experimentais. Usamos observações de campo para gerar hipóteses que são testadas usando experimentos de campo e de laboratório. A pesquisa é fortemente orientada para o avanço da compreensão científica básica, para uma melhor compreensão da conservação da biodiversidade. As pesquisas são desenvolvidas por alunos e colaboradores de várias instituições de ensino superior. Mais informações sobre pesquisas, publicações e equipe estão disponíveis na página de integrantes do laboratório, que você pode acessar clicando no link do currículo lattes.
Áreas de interesse e projetos específicos incluem:
Estrutura de assembleias de espécies, variação ambiental e características funcionais das espécies.
Interação peixe-floresta com ênfase em ictiocoria.
O papel ecológico dos peixes frugívoros na regeneração florestal.
Interações entre peixes e parasitas.
Os efeitos dos parasitas no comportamento dos peixes.
As publicações aqui apresentadas estão relacionadas as áreas de atuação e linhas de pesquisa do LIT, outras publicações estão disponíveis no meu cv lattes:
Lucélia Nobre Carvalho
INFRAESTRUTURA
O Laboratório de Ictiologia Tropical (LIT) começou a ser construído em setembro de 2018 com recursos do projeto: “Monitoramento da Ictiofauna da UHE Teles Pires” em convênio firmado pela Universidade Federal de Mato Grosso e a Fundação Uniselva. A obra foi concluída em abril de 2019 com aproximadamente 200 m². Anterior ao LIT todas as atividades de pesquisa eram desenvolvidas no bloco do Acervo Biológico da Amazônia Meridional (ABAM), também localizado no Câmpus Universitário de Sinop. O LIT possui uma sala de preparo para triagem, uma sala para experimentos com aquários, uma sala de equipamentos com lupas e microscópios e abriga a Coleção Ictiológica.