Jardineiros do Rio

Peixe e Floresta
O projeto
jardineiros do rio surgiu em 2016 com o objetivo de estudar as interações entre peixes frugívoros e os frutos da mata ciliar na bacia do Tapajós. E, um dos principais objetivos é integrar a Universidade com a comunidade, representada por escolas da rede de ensino municipal e estadual, por meio de palestras sobre ecologia e conservação e ações de plantio de mudas florestais obtidas a partir de sementes oriundas do trato gastrointestinal de peixes frugívoros do rio Teles. As palestras abordarão a importância da preservação e conservação dos corpos d’água, matas ciliares e as interações ecológicas entre peixes e plantas existentes nesses ambientes. 

Neste projeto que envolve ações de pesquisa e extensão, a nossa mascote é o briquinho, a espécie Brycon falcatus, o principal frugívoro (comedor de frutos) na bacia do rio Teles Pires. 

Saiba Mais

imagem_2022-04-07_115104.png
Disperção de sementes.jpg
Jarddinieros live kleber.jpg

Acesse Também

Procurando o peixe matrinxã: fisgando pescadores com a Ciência Cidadã

mapa-ciencia.cidada (1).png

Avaliação nutricional de frutos pertencentes às famílias Chrysobalanaceae, Euphorbiaceae, Fabaceae e Myrtaceae, consumidos pelo peixe frugívoro matrinxã (Brycon Falcatus

Foto 1. Avaliação nutricional de espécies pertencentes às famílias Chrysobalanaceae, Eupho

Efeitos ontogenéticos na germinação de sementes em Brycon falcatus e mecanismos de predação em Brycon cephalus

DSCN8428.JPG